terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Franguitas e Franganotes

Após um dos meus maiores períodos de ausência, venho apresentar os meus novos amiguinhos cá de casa.. 15 franguitas e franganotes e uma patinha:)
Durante o verão moemos e remoemos a ideia de construir um galinheiro para darmos uso aos excessos do nosso pequeno jardim e assim iniciar um ciclo: dar um bom uso aos legumes e verduras alimentando os animais, que em troca nos dariam carninha, ovos e estrume que permitiria adubar o campo para o ano seguinte e assim continuar o ciclo.

No dia 01 de Outubro, estando o galinheiro já semi-terminado (digo semi porque entretanto já sofreu mais remodelações) fomos a casa de um velhinho caçador que se ocupa na criação de galinhas e patos mudos, com o intuito de comprarmos um casal de cada. O senhor mostrou-nos todos os seus belos exemplares até que fomos ver uma cortelhazinha onde ele tinha uma mãe galinha com os seus 14 pintainhos de 4 dias apenas e logo nos apaixonamos por este pequeno tesouro tão frágil. Sim, eu sei.. muito provavelmente vão estar pasmados a pensar que é raro uma galinha ter tamanha prole no inicio de mês de Outubro e pior que tudo, como é que nos fomos dar à loucura de os adquirir com o tempo que já se fazia sentir pois poderia ser difícil de os vingar sem no mínimo ter perdas..


O galinheiro:

 Acabadinhos de chegar:
Já maiorzinhos:




Não sei se poderei chamar sorte de principiante ou muito amor e dedicação à mistura, o que é certo é que os 14 pequenitos de momento já são umas franguitas e uns franganotes que iniciados já no canto demonstram que têm muito ainda a treinar:). 


As suas excelências:


Quanto à mãe galinha ele demonstrou-se sempre incansável e bem cautelosa, dentro ou fora do galinheiro, para que nada acontecesse aos seus meninos. De momento já os 'desmamou' e já iniciou a postura no inicio de Janeiro.


O fim que eu dei aos 3 primeiros ovitos:)

Ao mesmo tempo também compramos um casal de patos mas dado que o macho era muito mau para a fêmea assim como para os galináceos, decidimos matá-lo ainda antes de partimos para passarmos o Natal em Portugal.  






Espero que tenham gostado de conhecer os meus novos amiguinhos.. em breve vou postar umas guloseimas..porque também de docinhos vive o homem..

12 comentários:

  1. Muito bem... gostei da tua nova aquisição.
    E que bela casinha elas têm.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Cila,
    Ótima aquisição, gostei muito das fotos e de saber do empreendimento, nós já criamos a raça rústica francesa la belle rouge com muito bons resultados.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. mas que saudades me destes agora pois a minha avo tb tinha mtas e vendia os ovos para as pessoas da aldeia adorei este teu post que esta 5* que bom bjs

    ResponderExcluir
  4. obrigado pela sua visita adorei o seu blog tb tenho criação ,galinhas patos ,borregos e nao há nada como comermos o que produzimos!pena puder ver as fotos do meu blog!

    ResponderExcluir
  5. Olha que riqueza, Cila!!! Gosto muito de ver assim os animais, bem cuidados! E gostei muito também do teu monte de lenha, se morasse aí perto ia rapinar-te alguns troncos para a minha lareira ;)))
    Beijinhos e pouca chuva para aí!
    Madalena

    ResponderExcluir
  6. Lol... este post está o máximo :)
    Adoraria ter espaço para ter um galinheiro assim mas infelizmente vivo num apartamento e não é possível tal desejo.
    Mas é giro ver esses pequenitos já tão crescidos e prontos para ter mais descendentes lol
    Essa patinha é que ficou muito só não achas? a desgraçada precisava de um companheiro... e depois os patinhos quando são pequenos são tão giros e fofos :)
    Boa sorte, espero que daqui a uns tempos nos mostres uma família bem mais avantajada :)

    Bjokas

    ResponderExcluir
  7. Olá querida, seja bem vinda!
    Parabéns pelas criações, são lindas, uma verdadeira
    riqueza!

    Beijos, bom fds!

    ResponderExcluir
  8. Olá, passei p/ conhecer teu blog e adorei ver os pintinhos, as franguinhas e os primeiros ovos.

    As fotos ficaram lindas, parabéns...

    Já fiquei te seguindo e vou voltar p/ ver como vai o galinheiro.

    Se quiser me visitar, será muito bem vinda.

    Bjssssssssss e um FDS muito abençoado

    ResponderExcluir
  9. Que lindos bichinhos, adorei conhecer este blog, estou te seguindo e virei visitar mais vezes, com certeza! Se desejar, apareça no meu cantinho, será bem-vinda. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Que lindos esses bichinhos, adorei este blog. Estou te seguindo e com certeza virei visitar mais vezes! Se desejar, apareça no meu cantinho. Abços.

    ResponderExcluir
  11. Que lindos esses bichinhos, adorei este blog. Estou te seguindo e com certeza virei visitar mais vezes! Se desejar, apareça no meu cantinho. Abços.

    ResponderExcluir
  12. Que lindos esses bichinhos, adorei este blog. Estou te seguindo e com certeza virei visitar mais vezes! Se desejar, apareça no meu cantinho. Abços.

    ResponderExcluir