terça-feira, 5 de outubro de 2010

Pegazinha de Cozinha

Apesar deste blog ser de culinária também vou postar sobre outras paixões tais como jardinagem e trabalhos manuais:). Adoro muito trabalhos manuais e os que sei fazer melhor são bordar em ponto de cruz, crochet, tecer cobertas em teares daqueles antigos e arraiolos.
Como vim à pouco para esta casa, falta-me muita coisa e uma das coisas que me fazia nervos nao ter era uma pegazinha para pegar nos testos das panelas porque apesar de ser muito prático abrir com a colher de pau (e dependendo da comida), eu não gosto de ficar com o testo todo borrado!!!
Umas das coisas que aqui ficaram dos meus senhorios foram um pano de cozinha já um pouco manchado e antigo com uma rosinhas como desenhos e uma toalha rota e então coloquei a minha cabeçinha a funcionar (porque não tenho qualquer formação em costura e a prática de cozer buracos na roupa é pouca) e fiz esta pegazinha.. sou um pouco suspeita para o dizer mas até ficou engraçosa:)
Material:
-1 Toalha velha;
-1 Pano de cozinha velho;
-1 Caçarola;
-1 Lápis;
-Estojo de costura.
Procedimento:
  1. Peguei na caçarola e marquei o seu perímetro com um lápis uma vez na toalha e duas vezes no pano;
  2. Dobrei uma vez a toalha e cortei pela marcação para obter 2 círculos de toalha;
  3. Cortei os circulo do pano de cozinha (um que apanhava uma grande rosa - imagem da esquerda- e outro que só apanhava uma parte branca do pano) a cerca de 1.5cm da marcação para que tivesse margem para cozer;
  4. Marquei no pano de cozinha mais dois meios círculos de modo a que ficassem com uma rosinha cada um. Cortei-os com margem para cozê-los e com o formato que se vê na imagem da direita para que pudesse meter a mão aquando da utilização (não era necessário mas eu achei que ficava mais bonita assim);
  5. Comecei por cozer estes dois semi-círculos um ao outro e fiz-lhes a bainha no lado em que se mete a mão;
  6. Cozi os dois semi-círculos ao circulo branco, guiando-me pela marcação deste;
  7. Cortei uma bainha do pano para fazer o apêndice (lol) para dependurar a pega
  8. Pousei os dois círculos de toalha nas costas do circulo branco e o circulo da toalha com a flôr grande por cima;
  9. Coloquei as margens de costura dos dois círculos do pano de cozinha para dentro da "construção"feita anteriormente e segurei-as com alfinetes;
  10. Cozi as margens dos dois círculos pelas marcação e o apêndice para dependurar;
  11. E voilá, saiu a pegazinha da imagem.

Notas:

-lol:) sim, o que serviu de molde para a pega foi uma caçarola..era o que estava mais à mão de semear..


Nenhum comentário:

Postar um comentário