quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Carolinas ou Profiteroles

Olá minha gente!! Finalmente dou sinais de fumo e exclamo: estou viva e não perdi o tino ao meu cantinho!!!
O mês de Janeiro foi recheado de muitas emoções, passando num ápice. Não tenho muitas receitas novas a apresentar mas sim receitas que já publiquei mas que penso que nunca é de mais relembrar.

Ontem nevou durante todo o diinha e hoje continua um lindo manto branco. Como não fui brincar com a neve, a neve veio até mim, pelas mãos do meus bijú, para que eu pudesse brincar e eis o resultado:)

Hoje trago-vos esta receitinha de mini eclaires, espero que gostem.


Ingredientes:
Para a massa:
-1 Chávena de chá de água;
-1 Pitada de sal;
-3 Colheres de sopa de manteiga;
-5 Ovos;
-1.5 Chávenas de chá de farinha.
Para o creme pasteleiro:
-4 Ovos;
-2 Colheres de sopa de farinha custard;
-2 Colheres de sopa de farinha maizena;
-200g Açúcar;
-2 Colheres de sopa de manteiga;
-2 Saquinho de açúcar baunilhado;
-1/2L Leite.
Para a cobertura:
-100g Chocolate;
-1 Pouquinho de leite.


Modo de Preparação:
  1. Para a massa, num tachinho coloquei a água e levei ao lume até ferver. Depois coloquei o sal e a manteiga e aguardei até que esta ficasse derretida;
  2. Acrescentei a farinha de uma só vez e mexi com uma colher de pau até a massa descolar das paredes do tachinho;
  3. Coloquei a massa num recipiente e fui acrescentando os ovos ao preparado, batendo bem entre cada um com a batedeira com as varetas para massa;
  4. Depois de obter uma massa uniforme, coloquei-a num saco pasteleiro e moldei os profiteroles num tabuleiro forrado com papel manteiga;
  5. Coloquei o tabuleiro no forno pré-aquecido a 180ºC, até ficarem douradinhos. Desliguei o forno e coloquei uma colher de pau a entreabrir a porta, para que os profiteroles arrefecessem lentamente;
  6. Para creme pasteleiro, fervi o leite. Juntei todos os restantes ingredientes à parte e passei a varinha;
  7. Adicionei o leite em fio,batendo sempre e levei ao forno para engrossar o creme.
  8. Depois de as carolinas estarem frias, a brias ao meio e recheei-as com o creme pasteleiro;
  9. Para a cobertura, derreti o chocolate com um pouquinho de leite no microondas e verti sobre os bolinhos.

20 comentários:

  1. A neve é mesmo linda e quando cobre tudo fica um cenário maravilhoso!!
    Ainda bem que está tudo ok contigo!!!
    Estes docinhos calhavam mesmo bem ao lanche!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderExcluir
  2. Estas profiteroles estam lindas e perfeitas maiga, cà em casa todos adoram!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Cila,
    Vocês aí com neve e nś com calor temperatura média de 28ºC, também gostaríamos de usufruir do prazer de brincar (basta 1 dia rsrs) com a neve.
    Os mini eclaires com cobertura de chocolate amargo devem ficar divinos.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Oi CiIla,
    Que delícia de neve! Adoro tempo assim, pena que isso seja tão raro aqui no Brasil.
    Bj e ótimo dia pra vc,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!!
    Belos écleres e saboreá-los ao ver tão bela paisagem, é um sonho...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Adorei as fotografias, estão lindas :) e essa neve... que sonho!
    Quanto aos profiteroles só tenho a dizer que... ADOROOOOO!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Cila, que profiteroles mais deliciosos e perfeitos!!! Nunca fiz e nem tenho coragem de experimentar! Que linda estás no meio da paisagem gelada, brrrrrr!!!
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderExcluir
  8. Menina, que delicia...e com chocolate! É uma massa com muitos ovos...bem diferente! Você na neve e aqui um calor daqueles!
    Adorei a receita!
    BJS, ótima quarta e boas energias!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  9. OLÁ QUERIDA CILA!
    AMEI AS FOTOS ESTÃO LINDAS E A RECEITA MARAVILHOSA COM GOSTINHO DE QUERO MAIS!

    BEIJINHOS..♥

    ResponderExcluir
  10. Olá:)

    Aqui não neva mas está tanto frio...brrrrr

    Já fiz profiteroles mas éclairs nunca. Adorei a tua receita que resultou numa delícia de bolinhos. Aprovado!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Olá Cila

    A-D-O-R-E-I...
    Visitando blogs amigos, encontrei o seu e vim lhe visitar. Gostei e já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

    BJ000000000..................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  12. Muito lindos os teus bolinhos, devem ser muito saborosos, tenho de experimentar. Tenho um selo para ti no meu blogue. Beijo

    ResponderExcluir
  13. QUERIDA CILA,
    TENHA UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA!
    BEIJINHOS..♥

    ResponderExcluir
  14. Adorei teu blog, e estes éclairs estão uma tentação. Vou seguir-te
    Bjkas

    ResponderExcluir
  15. Olá Cila!
    Que lindas fotos com neve! São onde mesmo?
    O teu cantinho é mesmo simpático!
    Adorei as profiteroles!
    Bjocas e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  16. Adoro neve, adorei as tuas fotos :)...
    E da papinhas tb, claro :)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Estamos mesmo nos extremos: um calor de matar do lado de cá, enquanto que ma Europa só vemos neve...me delicio com as fotos, o boneco está um charme!

    ResponderExcluir
  18. Adoro profiteroles, e estes tem optilo aspecto, hum!!! :)

    visita tambem o meu recente blog, espero que gostes.
    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderExcluir