segunda-feira, 7 de março de 2011

Bolo e Queques de Ananás II

Olá..
Hoje trago um belo bolinho de ananás.. só tenho pena que o caramelo não tivesse mais escurinho mas foi culpa minha (:S) porque tive medo de o queimar..
Como me sobrou massa, decidi fazer também uns quequezinhos.. nada se perde, tudo se transforma:)


Ingredientes:
Para o caramelo e cobertura:
-1/2 Chávena de chá de açúcar;
-1/2 Chávena de chá de água;
-5 Rodelas de Ananás.
Para a massa:
-8 Ovos;
-3/4 Chávena de chá de açúcar;
-1/2 Chávena de chá de óleo;
-1/2 Chávena de chá de leite;
-1/2 Chávena de chá de sumo da lata de ananás;
-1 Chávena de chá de farinha;
-4 Colheres de sopa de farinha custard;
-1 Colher de chá de fermento.

Modo de Preparação:
  1. Pré-aqueci o forno a 180ºC e coloquei a forma do bolo por cima deste para que ficasse quentinha e conseguisse espalhar o caramelo mais facilmente;
  2. Para o caramelo, num tachinho coloquei a água e o açúcar e levei-o ao lume baixo, mexendo frequentemente, até que atingisse o ponto de caramelo;
  3. Verti o caramelo na forma quentinha e rodei-a de forma a espalhar o caramelo pela base e pela parede;
  4. Coloquei as rodelas de ananás no fundo da forma;
  5. Para a massa do bolo, bati as claras em castelo;
  6. Bati muito bem as gemas com o açúcar;
  7. Acrescentei o açúcar, o óleo e o sumo e bati novamente;
  8. Com a ajuda de uma colher de pau, envolvi as farinhas peneiradas, as claras e o fermento no preparado;
  9. Verti a massa na forma e levei ao forno até passar o teste do palito sequinho;
  10. Por fim, desenformei-o;
  11. Como me sobrou massa, coloquei-a na forma para queques de silicone e levei ao forno a 180ºC por cerca de 20minutos;
  12. Depois de cozidinhos, desenformei-os e provei-os logo:)

4 comentários:

  1. Olha que para mim esse caramelo está perfeitinho!!!Gosto dele clarinho....
    Ficou lindo esse bolo!
    bjoka
    Rita

    ResponderExcluir
  2. Maravilhos ambos. Podes mandar-me uma fatia para o lanche p.f..
    beijoca

    ResponderExcluir
  3. ficaram ambos com optimo aspecto :) e logo eu que adoro tudo o que leve ananas ! beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Belo bolinho, gosto muito deste género de receita. Costumo fazer uma receita do género mas adiciono Vinho do Porto.

    Bjitos

    ResponderExcluir