sábado, 19 de março de 2011

Broa Multicereais com Carne

Olá,
sabem aqueles desejos que às vezes surgem por manjares que nos fazem lembrar a nossa meninice? Aqueles desejos que não passam e têm que ser satisfeitos a qualquer custo?..Pois bem, eu tive um por broa com carne (e não, não estou grávida) que a minha mãe fazia no forno a lenha quando eu era pequena. Andando eu a fraquejar já há uma semana, decidi perguntar à minha mãe a receita e meter eu mesmo mãos à obre..
A broa de milho é constituída por farinha de milho, farinha de centeio, sal e fermento (sob a forma de crescente, que se guardava sempre de uma vez para a outra), ingredientes que à partida pareciam muito fáceis de se encontrar contudo, aqui, nem nos hipermercados nem nas padarias consegui encontrar a farinha de milho e a farinha de centeio só encontrei em um hipermercado.. Desiludida com a demanda pelas farinhas, mas com uma fome imensa por broa decidi inventar e saíram-me duas broas de farinha de multicereais que me matou toda a gulodice.. foi comer ainda quente até arrebentar, a gordurinha das xixas faz toda a diferença..
Mas já dizia a minha mãe que o"pão quente quer-se muito na mão e pouco no ventre".

Ingredientes:
Para a massa:
-2 Chávenas de chá de farinha de trigo;
-2 Chávenas de chá de farinha de multicereais;
-1 Pitada de sal;
-Água q.b;
-1.5 Saquetas de levedura em pó.
Para o recheio:
-1 Tira de entrecosto;
-1 Salsicha;
-1 Salsicha fresca;
-Temperos a gosto.

Modo de Preparação:
  1. Coloquei a tira de entrecosto em tempero;
  2. Fiz um montezinho com as farinhas, sobre a mesa, e abri um buraco no centro deste;
  3. Coloquei o fermento e o sal no buraco e fui acrescentando água, que tirei quentinha da torneira, e amassando aos pouquinhos até obter uma bola maleável com todos os ingredientes;
  4. Amassei durante 10 minutos e, de seguida, coloquei a massa num saladeira tapadinha com um pano de cozinha e deixei levedar à temperatura ambiente até dobrar de tamanho;
  5. Coloquei o forno a pré-aquecer a 200ºC;
  6. Forrei a bandeja do forno com papel manteiga, dividi a massa a meio e formei a espécie de dois discos;
  7. Coloquei um disco na bandeja e cortei a tira de entrecosto em bocadinhos pequeninos que dispus sobre o disco. Também decorei com salsicha e chouriça cortadas às rodelas;
  8. Levei a cozer no forno a 200ºC;
  9. Realizei o mesmo procedimento para o segundo disco.

3 comentários:

  1. Mas que bela receita! Fiquei mesmo com vontade de água na boca!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. É amiga, essa broa ficou diferente,mas com um ótimo aspecto!
    Valeu pela receita!

    bjs,
    Andréa...

    ResponderExcluir
  3. Ola Cila,
    obrigada pelas palavras doces que deixaste no meu blog :) ja te adicionei para te ir seguindo com regularidade!
    Adorei esta receita e obrigada por a partilhares aqui connosco! de facto os sabores da infancia sao os mais fortes, e entao se forem cozidos a forno a lenha, e com tao belas carninhas... ficam para toda a vida :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir